quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Meu soneto favorito...

3 comentários:

  1. Meu soneto favorito (Maria Carolina Ferrari)

    Vinícius de Moraes!



    Soneto do Amigo.

    Enfim, depois de tanto erro passado
    Tantas retaliações, tanto perigo
    Eis que ressurge noutro o velho amigo
    Nunca perdido, sempre reencontrado.

    É bom sentá-lo novamente ao lado
    Com olhos que contêm o olhar antigo
    Sempre comigo um pouco atribulado
    E como sempre singular comigo.

    Um bicho igual a mim, simples e humano
    Sabendo se mover e comover
    E a disfarçar com o meu próprio engano.

    O amigo: um ser que a vida não explica
    Que só se vai ao ver outro nascer
    E o espelho de minha alma multiplica...





    http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/soneto-do-amigo

    ResponderExcluir
  2. meu soneto predileto(maite molon zanella)
    A VidaÉ vão o amor, o ódio, ou o desdém;
    Inútil o desejo e o sentimento...
    Lançar um grande amor aos pés d'alguém
    O mesmo é que lançar flores ao vento!

    Todos somos no mundo "Pedro Sem",
    Uma alegria é feita dum tormento,
    Um riso é sempre o eco dum lamento,
    Sabe-se lá um beijo donde vem!

    A mais nobre ilusão morre... desfaz-se...
    Uma saudade morta em nós renasce
    Que no mesmo momento é já perdida...

    Amar-te a vida inteira eu não podia...
    A gente esquece sempre o bem dum dia.
    Que queres, ó meu Amor, se é isto a Vida!...

    Florbela Espanca, in "Livro de Sóror Saudade"

    ResponderExcluir
  3. Meu soneto favorito de: Luís de Camões.

    Quem diz que Amor é falso ou enganoso,
    ligeiro, ingrato, vão, desconhecido,
    Sem falta lhe terá bem merecido
    Que lhe seja cruel ou rigoroso.

    Amor é brando, é doce e é piedoso;
    Quem o contrário diz não seja crido:
    Seja por cego e apaixonado tido,
    E aos homens e inda aos deuses odioso.

    Se males faz Amor, em mi se vêem;
    Em mim mostrando todo o seu rigor,
    Ao mundo quis mostrar quanto podia.

    Mas todas suas iras são de amor;
    Todos estes seus males são um bem,
    Que eu por todo outro bem não trocaria.

    http://www.releituras.com/luisdecamoes_soneto.asp

    ResponderExcluir